domingo, 28 de fevereiro de 2010

TURISMO E TENDÊNCIAS


A indústria do turismo tem vindo a crescer e desenvolver a partir da década de cinquenta, ao longo das décadas o planeamento dos destinos direccionava-se praticamente para o turismo de sol e praia, alcançando mesmo a massificação e o excesso de capacidade de carga em alguns destinos causando impactos que prejudicavam o destino e as suas populações face ao objectivo económico, sem implementação de algum tipo de plano turístico sustentável que permitisse maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos.





O objectivo económico e a satisfação do turista com um perfil que visava o seu bem-estar, permitiu o mau desenvolvimento turístico de alguns destinos. O perfil do turista na actualidade, corresponde a um turista mais bem informado e com preocupações ambientais, sociais e económicas, no entanto compreende-se no turista actual alguma preocupação com a sustentabilidade procurando novos destinos, novas experiências e autenticidade nos seus momentos de lazer, personalizando o que deseja para as suas férias ou momentos de lazer. Face a este perfil do turista, a indústria do turismo procura responder a estes desejos, procurando inovar e desenvolver novos produtos que satisfação o turista sedento de novas experiências. Com a globalização o processo de competitividade dos destinos, acontecem de forma rápida e com maior dimensão geográfica, os destinos não competem ao nível local ou regional mas sim ao nível global. Desta forma emergem no mercado novas formas e tipologias de turismo que permitem satisfazer o turista sedento de novas experiências e autenticidades, já não basta ver e observar, mas este quer participar e inter-agir nas novas experiências. Ficam de seguida alguns exemplos de novas tendências na oferta turística algumas das quais já no mercado.



• Turismo Espacial -Viagens ao espaço





• Agro-turismo - Quintas que desenvolvem modalidades e praticas agrícolas (Em Portugal as vindimas no douro)



• Creative Tourism - Comparado ao turismo cultural os turistas procuram aprender a cultura dos destinos que visitam



• Under-Water Tourism - Exploração debaixo de água, na procura de novas sensações e novas formas de vida animal (Hydropolis in Dubai)



• Virtual Turism - As redes sociais e novas tecnologias informática permitem a realização de viagens virtuais de várias formas e a três dimensões, é já uma realidade



• Bookstore Tourism - A promoção de destinos fundamentada em literatura por livrarias independentes e históricas



• Coastal Tourism - O turismo sol e praia numa vertente de exploração dos produtos existentes ao longo da costa marítima, e as diferentes culturas piscatórias



• Drug Tourism - A procura de destinos com liberalização de drogas leves, nos anos 60’s Kathmandu e Goa eram já destinos deste tipo de turista, a Suíça, é já um pais com liberalização de drogas leves.



• Educational Tourism - Pode envolver turismo profissional e para estudantes



J. Miguel Silva- Licenciado em Turismo